parallax background

Programação Escolar


A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (também conhecida como EMEA, ou Parque Escola) está situada no Parque Escola, espaço com aproximadamente 50 mil metros quadrados, ocupada em grande parte por vegetação nativa da Mata Atlântica e unindo educação e preservação ambiental. Mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino realizam aulas de estudo do meio, na EMEA, mensalmente.

Os espaços pedagógicos incluem: horto medicinal, orquidário, bromeliário, horta orgânica, plantas carnívoras, estufa de plantas, espelho d’água, sucatoteca, sala dos R’s da sustentabilidade, sala das memórias (caipira e indígenas) e um grande cactário, compondo um vasto acervo. Ainda há salas temáticas com: animais invertebrados, aves, abelhas, bichos-pau e um laboratório didático interativo.

Programa Pedagógico


O programa pedagógico da Escola de Educação Ambiental Parque Tangará/ Parque Escola realizado a partir da parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Santo André e o Instituto IPRODESC, fornece à rede de ensino do município a oportunidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediante a oferta de aulas relacionadas aos assuntos ambientais, nas quais todo o conteúdo apresentado comunica-se diretamente com o proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Municipal de Educação de Santo André.

Sendo assim, o plano pedagógico é construído de forma a integrar o conhecimento prévio dos alunos, com o que será observado na prática no espaço da EMEA Parque Tangará/ Parque Escola.

Para tal, são oferecidos roteiros pedagógicos para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Santo André, os quais abordam os conteúdos do currículo básico, utilizando os espaços e acervos pedagógicos da EMEA como recursos didáticos, além de propor reflexões, contação de histórias, atividades práticas e vivências, conforme cada roteiro.

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO VIRTUAL COM VIDEOAULAS E MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELA EMEA/PARQUE ESCOLA.

Modalidades de atendimentos escolares: Lives pedagógicas, videoaulas, aulas síncronas on-line e roteiros de aula presenciais de estudo do meio sobre conteúdos relacionados à Ciência da Natureza, em especial: Flora e Fauna; Água, Ar e Solo; e a relação Homem e Natureza.

Faixa etária: Educação Infantil (Final), Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (Fundamental).

NOTA COVID-19: ATIVIDADES SUSPENSAS

Como medida de contenção e prevenção ao COVID-19, em consonância com as orientações das autoridades de Saúde e do Comitê Municipal de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Educação de Santo André informa a SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL realizadas nas dependências da EMEA Parque Tangará/ Parque Escola.

Para mais informações de prevenção, clique aqui.

 

OFERTA DE AULAS SÍNCRONAS ON-LINE

Nos meses de junho e julho/2021, a EMEA realizará atendimentos on-line, com objetivo principal de apoiar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à educação ambiental para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

A seguir, as possibilidades de temas pedagógicos para agendamento.

Contação de História


Após a leitura compartilhada de um conto infantil relacionado à temática de meio ambiente e sustentabilidade, uma conversa sobre as percepções dos alunos sobre a história e a sensibilização ambiental.

Objetivos de Aprendizagem: Ouvir atentamente a história contada e dramatizada com recursos visuais. Identificar fatos relacionados à preservação do meio ambiente.




AGENDE SEUS ALUNOS

Tem um Zoológico no meu Jardim


Serão apresentados alguns insetos durante a aula e curiosidades como: onde vivem, o que comem, quantas patas têm, se eles voam...

Objetivos de Aprendizagem: desenvolver a prática de observação para identificar características de alguns bichinhos de jardim, como barata cinérea, minhoca e outros invertebrados. Incentivar os alunos a preservarem os ambientes naturais, sensibilizando para a importância desses animais no planeta.




AGENDE SEUS ALUNOS

Conhecendo o Bicho-Pau


Serão apresentadas duas espécies de bicho-pau que vivem na EMEA/ Parque Escola, características e curiosidades.

Objetivos de Aprendizagem: desenvolver a prática de observação para identificar características desses animais, semelhanças e diferenças entre as espécies. Incentivar os alunos a preservarem os ambientes naturais, sensibilizando para a importância desses animais no planeta.




AGENDE SEUS ALUNOS

Construindo Minha Mini-Horta


Após conhecerem algumas espécies de verduras e leguminosas cultivadas em horta, será desenvolvida uma oficina de “Horta com Reaproveitamento de Alimentos”.

Objetivos de Aprendizagem: Investigar a importância dessas plantas para o meio ambiente e para uma alimentação saudável. Acompanhar o crescimento de vegetais.




AGENDE SEUS ALUNOS
AGENDAMENTO