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Programação Escolar


A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (também conhecida como EMEA, ou Parque Escola) fica situada dentro do Parque Escola, espaço com aproximadamente 50 mil metros quadrados, ocupada em grande parte por vegetação nativa da Mata Atlântica, unindo educação e preservação ambiental.

Os espaços pedagógicos incluem: horto medicinal, orquidário, bromeliário, horta orgânica e pomar, plantas carnívoras, estufa de mudas, espelho d’água, sucatoteca e o maior cactário do ABC. Possui espaços e acervos de diferentes temáticas: animais invertebrados, polinizadores, aves, bicho-pau, laboratório didático interativo, a sala das memórias, quintal das memórias, o espaço do brincar, biblioteca, lavanderia ecológica, espaço compostagem e a sala dos R’s.

O programa pedagógico da Escola de Educação Ambiental Parque Tangará/ Parque Escola é realizado a partir da parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Santo André e o Instituto IPRODESC. Fornece à rede de ensino do município a oportunidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediante a oferta de aulas relacionadas às questões ambientais, nas quais todas as atividades apresentadas comunicam-se diretamente com o proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular da Rede Municipal de Santo André.

Programa Pedagógico

O Programa de Educação Ambiental configura-se como uma proposta de ensino complementar ao currículo desenvolvido em sala de aula, relacionado à Educação Ambiental.

Os roteiros das aulas foram planejados e adaptados visando proporcionar uma vivência prática aos alunos.

Sendo assim, o plano pedagógico da EMEA foi construído de forma a integrar os conhecimentos obtidos pelo aluno na escola, com o que será observado nas aulas práticas.

Para tal, serão oferecidos roteiros pedagógicos para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Santo André, os quais abordarão temas utilizando as estruturas da EMEA como recursos didáticos, além de discussões, contação de histórias, atividades práticas e vivências, conforme cada roteiro.

 

OFERTA DE AULAS

De 14/03 até 08/07/2022, a EMEA realizará atendimentos presenciais e itinerantes, com objetivo principal de apoiar o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à educação ambiental para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

A seguir, as possibilidades de temas pedagógicos para agendamento.

Espaço do Brincar Itinerante

Creche - 0 a 3 anos


Serão realizados os atendimentos presenciais Espaço do Brincar – Itinerante, nas unidades escolares de creche da Rede Municipal de Ensino de Santo André. Esta ação contemplará exclusivamente os alunos da Educação Infantil 1º Ciclo (creches).

Objetivos de Aprendizagem: Esta ação traz o brincar e a interação com os elementos naturais e não estruturados, propondo a materialidade do brinquedo e o gesto do brincar livre e criativo, por meio de produções gestuais e narrativas do universo simbólico infantil. Durante os atendimentos serão disponibilizadas estações de aprendizagens, visando o protagonismo infantil com diferentes possibilidades de estimulação e imaginação do brincar com os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.




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Brincar de sentir

Educação Infantil – 4 e 5 anos


Objetivos de Aprendizagem: Apresentar o brincar e a interação com elementos não estruturados, propondo a materialidade do brinquedo e o gesto do brincar livre e criativo, por meio de produções materiais, gestuais e narrativas do universo simbólico infantil. Disponibilizar estações de aprendizagens, visando o protagonismo infantil com diferentes possibilidades de estimulação e imaginação do brincar com os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.




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A NATUREZA DEVOLVE O QUE NÃO É DELA: Resíduos e responsabilidade ambiental com oficina de Sucata

1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I


Objetivos de Aprendizagem: Compreender de onde vem os recursos naturais que utilizamos para produzir materiais de consumo humano. Entender o ciclo de produção até o descarte, assim como os impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos.

Oficina de sucata: Destacar a importância da mudança de hábitos diários e de consumo, produção de brinquedos com material de reuso.




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A NATUREZA DEVOLVE O QUE NÃO É DELA: Resíduos e responsabilidade ambiental com oficina de Papel Reciclado

4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I


Objetivos de Aprendizagem: Compreender de onde vem os recursos naturais que utilizamos para produzir materiais de consumo humano. Entender o ciclo de produção até o descarte, assim como os impactos causados pelo descarte incorreto.

Oficina de papel Reciclado: Destacar a importância da mudança dos hábitos diários e processo da reciclagem do papel.




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A NATUREZA DEVOLVE O QUE NÃO É DELA: Como acontecem as enchentes e alagamentos?

3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I


Objetivos de Aprendizagem: Compreender que somos parte da natureza e que os impactos ambientais causados pelo homem podem gerar consequências como, enchentes e alagamentos, que o crescimento das cidades sem planejamento podem interferir drasticamente no meio ambiente, que o descarte incorreto dos resíduos é um agravante e pode ser minimizado pela conscientização e ações sustentáveis que podemos realizar.




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Aula Exploratória de Meio Ambiente

Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Objetivos de Aprendizagem: desenvolver conteúdos de educação ambiental através da interação com acervos pedagógicos da EMEA. Os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos espaços pedagógicos da EMEA, incluindo uma abordagem mais ampla através de aulas práticas, visando ainda complementar as aulas desenvolvidas na unidade escolar.


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A NATUREZA DEVOLVE O QUE NÃO É DELA: Enchentes e Alagamentos

Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Objetivos de Aprendizagem:Compreender que somos parte da natureza e que os impactos ambientais causados pelo homem podem gerar consequências como, enchentes e alagamentos, que o crescimento das cidades sem planejamento podem interferir drasticamente no meio ambiente, que o descarte incorreto dos resíduos é um agravante e pode ser minimizado pela ação conscientização sustentáveis.


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