MATERIAIS DIDÁTICOS

AULAS E ATIVIDADES SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO INFANTIL, 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

HORA DE APRENDER BRINCANDO
Objetivo: Possibilitar aos alunos a oportunidade de aprender sobre as Ciências da Natureza, a partir de vídeos com atividades práticas e lúdicas.

• ATIVIDADE 1 - Montando meu próprio binóculo (VIDEO)
Neste vídeo os alunos conhecerão o binóculo e suas utilidades e, em seguida, aprenderão como construir seu próprio binóculo com material encontrado em casa.

• ATIVIDADE 2 - Produzindo Tinta Natural (VIDEO)
Ao aprender como produzir diferentes tipos de tinta natural, os alunos conhecerão um pouco da cultura de povos indígenas, que vivem em harmonia com a natureza. Em seguida, poderão realizar diversas pinturas com a tinta que produzirem em casa.

• ATIVIDADE 3 - Desenhando com folhas (VIDEO)
Após aprender um pouco mais sobre as folhas, os alunos conhecerão diversas formas de arte utilizando folhas secas e poderão usar a criatividade para montar seus próprios desenhos com folhas encontradas em vasos ou pelo quintal.

• ATIVIDADE 4 - Carimbando os animais (VIDEO)
Os alunos conhecerão um pouco sobre alguns diferentes animais da fauna brasileira e sua importância para o meio ambiente. A atividade compreenderá carimbar com as mãos e os pés e usar a imaginação para desenhar esses animais.

ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano) e EJA

CONHECENDO OS SERES VIVOS
Objetivo: Apresentar as principais características dos seres vivos, com destaque para os animais presentes na EMEA Parque Escola, incluindo habitat, modo de vida e características. Série de vídeos LIVRE, com adequação de linguagem para alunos maiores de 6 anos.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Objetivo: Possibilitar aos alunos o aprendizado sobre conteúdos relacionados ao meio ambiente, incluindo, em alguns temas, atividades práticas que também possam ser realizadas em casa.

MATERIAIS PARA PROFESSORES