Lavanderia Ecológica

A Lavanderia Ecológica tem este nome por utilizar formas de redução do consumo de água no dia-a-dia, através do reuso da água das lavagens. Como funciona?

A água utilizada na lavanderia, após o primeiro uso, é armazenada em “tanques”. O primeiro tanque, armazena a água proveniente diretamente da lavagem, ou seja, apresenta pior qualidade; já a água do segundo tanque passa por um simples sistema de tratamento, garantindo melhores condições e podendo ter usos diferentes.

O primeiro tanque apresenta água com resíduos de sujeira das roupas lavadas, bem como sabão em excesso, portanto, de forma geral, esta água pode ser utilizada para a lavagem de pisos, calçadas, carros, entre outros. A água do segundo tanque passa por filtragem, um processo simples de tratamento, que confere qualidade suficiente para a água ser utilizada também na rega de jardins e gramados. O processo de tratamento consiste na filtragem com areia, manta de filtragem e carvão ativado, componentes com função de reter partículas de resíduos e produtos químicos nocivos às plantas.

Há também a possibilidade de reutilizar a água da lavagem, na própria lavanderia: a água do segundo enxágue, geralmente contendo apenas amaciantes, pode ser utilizada novamente no primeiro enxágue da próxima lavagem.
Por que reutilizar água?
Mesmo sendo um recurso natural renovável, a crescente demanda por água tanto nas casas quanto nas indústrias e setor agropecuário é preocupante, pois em determinadas situações pode extrapolar a capacidade de reabastecimento dos reservatórios através da chuva.
O reuso de água visa reduzir seu consumo nas atividades domésticas e industriais, garantindo uma maior disponibilidade hídrica, além de menores gastos com a conta de água.

O que são águas cinzas?
A água proveniente da lavagem de roupas é classificada como “água cinza”, uma água residual proveniente de atividades domésticas que não tenham excesso de matéria orgânica. Um exemplo de águas com excesso dessa matéria são as provenientes dos sanitários, chamadas de “águas negras”.
A “águas cinzas” pode ser reutilizada com pouco ou nenhum tratamento, de acordo com o tipo de reutilização; já as “águas negras” não podem ser reutilizadas sem o tratamento adequado, visto que são potenciais causadores de doenças devido à contaminação com microorganismos patogênicos.
AGENDAMENTO