EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Para alunos da Educação de Jovens e Adultos desenvolvemos roteiros pedagógicos nas instalações da EMEA Parque Tangará/ Parque Escola sobre as temáticas a seguir.

Homem e Natureza: Horta e Compostagem

Educação de Jovens e Adultos

Objetivos de Aprendizagem: Sensibilizar os alunos sobre a interdependência do ambiente e cada cidadão deste planeta, despertando interesse do cultivo de horta e conhecimento no processo de germinação e equilíbrio dos nutrientes das plantas por meio de técnicas compostagem, oportunizando vivenciar o plantio de plantas utilizadas como alimentos, refletindo sobre o equilíbrio do ambiente e sustentação de todas as formas de vida. O roteiro inclui vivências pedagógicas na sala das Memórias, espaço de compostagem, sala dos invertebrados e a horta orgânica. O roteiro pode ser adaptado em dias de chuva.

Homem e a Natureza: Ervas Medicinais

Educação de Jovens e Adultos

Objetivos de Aprendizagem: Conhecer a importância das ervas medicinais e a sua utilização no conhecimento popular e científico. Diferenciando plantas nativas de exóticas e reconhecendo espécies que são cultivadas como ornamentais e medicinais. O roteiro inclui vivências na Sala das Memórias, desenvolvimento de atividade sensorial com ervas e oficina sobre diferentes tipos de usos. O roteiro pode ser adaptado em dias de chuva.

Enchentes e Alagamentos

Educação de Jovens e Adultos

Objetivos de Aprendizagem: Conhecer a diferença entre enchente, inundação e alagamento refletindo em como as ações humanas impactam nas questões ambientais como por exemplo as consequências do descarte inadequado de lixo que provoca problemas na infraestrutura e alagamentos nas cidades. O roteiro inclui vivências pedagógicas, experimentos e o jogo pedagógico. O roteiro pode ser adaptado em dias de chuva.

Recursos Naturais

Educação de Jovens e Adultos

Objetivos de Aprendizagem: Conhecer os recursos naturais (renováveis e não renováveis), sua importância para os seres vivos, seus usos e impactos causados pela extração e produção da matéria-prima. O roteiro inclui vivências pedagógicas sobre recursos naturais e consumismo. A oficina de papel reciclado propõe o protagonismo na produção realizada pelo próprio aluno e reflexão sobre o desperdício e diminuição de volume do lixo e importância de se poupar as árvores ( matéria prima na fabricação do papel) . O roteiro pode ser adaptado em dias de chuva.

• FORMATO DE ATENDIMENTO: As aulas serão realizadas de forma presencial, em roteiros pedagógicos que utilizam os espaços da EMEA como recursos didáticos.

• DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO: matutino de terça a quinta-feira, das 8h30 as 10h30, e noturno, as terças-feiras, das 19h as 21h.

• DURAÇÃO DAS AULAS: Aproximadamente 2h

• TRANSPORTE: O transporte será solicitado pela nossa equipe de agendamento.

LANCHE: Conforme as diretrizes da SME, os alunos só poderão fazer piquenique com o lanche oferecido pela CRAISA. A solicitação de lanche junto à CRAISA é realizada pela unidade escolar, com ao menos 15 dias de antecedência ao dia da aula. Pedimos que os alunos tragam sua garrafa de água de uso pessoal.

• MEDIDAS PREVENTIVAS: As aulas são realizadas em áreas externas e/ou espaços arejados.