EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHES

Para ampliar o acesso sobre educação ambiental aos alunos de 0 a 3 anos a equipe da EMEA estruturou uma ação itinerante nas unidades escolares. Esta ação contempla exclusivamente os alunos da Educação Infantil 1º Ciclo (creche).

Brincar de Sentir Itinerante

Creche - 0 a 3 anos

Serão realizados os atendimentos presenciais Espaço do Brincar – Itinerante, nas unidades escolares de creche da Rede Municipal de Ensino de Santo André. Esta ação contemplará exclusivamente os alunos da Educação Infantil 1º Ciclo (creches). O agendamento deverá ser realizado pela equipe gestora, pois o projeto uma vez agendado atenderá o número total de alunos da unidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem: Esta ação traz o brincar e a interação com os elementos naturais e não estruturados, propondo a materialidade do brinquedo e o gesto do brincar livre e criativo, por meio de produções gestuais e narrativas do universo simbólico infantil. Durante os atendimentos serão disponibilizadas estações de aprendizagens, visando o protagonismo infantil com diferentes possibilidades de estimulação e imaginação do brincar com os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.

• Todos os atendimentos serão realizados por agentes ambientais da EMEA (Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/Parque Escola).

• O acervo do Espaço do Brincar Itinerante será fornecido e organizado pela EMEA, a equipe necessitará de uma sala com espaço livre para que o projeto cumpra com seus objetivos.

• O atendimento será realizado na unidade escolar de maneira que contemple todas as turmas.

• O acervo do Espaço do Brincar não deverá ser retirado ou sublocado do espaço pré-determinado pela unidade escolar, sem antes existir combinado junto à equipe de agentes ambientais da EMEA.

• Durante o atendimento, professores e auxiliares deverão acompanhar e participar no processo das atividades e brincadeiras, assim como fazer algumas observações.

• Cada atendimento terá o número máximo de 12 crianças por vez, caso haja turmas maiores serão divididas em 2 grupos.

• No momento do agendamento deverá ser informado o número de alunos, turmas e horários da rotina (horários das refeições) da unidade escolar.

• Após conclusão dos atendimentos na unidade escolar, a EMEA Parque Tangará/Parque Escola, disponibilizará um formulário avaliativo para todos os professores atendidos. O preenchimento desse formulário é condição determinante para o recebimento da ação na unidade escolar. Pedimos para que respondam de maneira clara e objetiva de modo que possamos documentar a ação e ajustar o que for necessário.

• Solicitamos que durante esta ação na unidade escolar não haja interferências como: troca de horários, junção de turmas, e outros eventos concomitantes, para o melhor desempenho das atividades com as crianças.

COMO SOLICITAR O AGENDAMENTO

Para solicitar o agendamento da ação itinerante nas creches da Rede Municipal de Ensino de Santo André, preencha o FORMULÁRIO de solicitação e nos envie a PLANILHA com os dados de todas as turmas da unidade escolar.

Para finalizar sua solicitação, clique no botão abaixo para acessar a planilha para preenchimento.

Ao clicar no botão, após abrir a planilha, no canto superior esquerdo, clique no Menu ARQUIVO. Em seguida clique em FAZER DOWNLOAD e selecione o item MICROSOFT EXCEL. Clique no arquivo salvo no seu computador e preencha com os dados solicitados. Após preencher a tabela, salve o arquivo e envie para o e-mail parqueescolaagenda@santoandre.sp.gov.br
Para mais informações sobre o projeto Espaço do Brincar entre em contato com as Assistentes Pedagógicas da EMEA pelo Tel: 3356-9050 ou pelo e-mail parqueescola@santoandre.sp.gov.br.